Clientes acusam empresário do AC de golpe em venda de passagens aéreas: 'Não atende e nem responde'
18/12/2025
(Foto: Reprodução) Empresário é acusado de dar golpes em clientes em Rio Branco
Reprodução
Clientes da agência de viagens CRD Milhas Passagens Aéreas, em Rio Branco acusam o dono da empresa, David Cardoso, de aplicar golpes em quem comprou passagens aéreas com ele. Ao g1, o empresário afirmou que não sumiu e que está conversando com os consumidores para fazer a devolução dos valores. (Veja o posicionamento completo no final da reportagem)
Nesta quinta-feira (18), após não conseguirem falar com David, as vítimas foram até o local para tentar encontrá-lo. No local, que estava fechado naquela ocasião, os clientes descobriram que outras pessoas compraram passagens com o empresário, mas as viagens não foram marcadas.
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Além de clientes, David estava sendo procurado também pela mulher e colegas de trabalho, que venderam passagens aéreas para ele e não receberam. A esposa dele, que pediu para não ser identificada na reportagem, afirmou que não sabe do paradeiro do marido.
As vítimas registraram boletins de ocorrência contra o empresário na 1ª Delegacia de Polícia Civil nesta quinta-feira (18). O g1 entrou em contato com a Polícia Civil para saber sobre o andamento das investigações e aguarda retorno.
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Relatos
A empresária Paloma Pacheco, que também vende passagens, diz que foi procurada por David na última segunda-feira (15) para compra de três passagens de Curitiba (PR) para Rio Branco com a promessa de pagamento na terça (16).
Como já conhecia o empresário, Paloma disse que confiou a venda e emitiu a passagens no valor de R$ 10 mil para o embarque nessa quarta (17). "Confiei no colega. Não sabia que estava aplicando golpes nas pessoas. As passagens eram para uma mulher e os dois filhos dela, fui no aeroporto, confirmei que vieram para cá", lamentou.
Sem receber o pagamento, Paloma começou a cobrar o empresário e sempre ouvia uma desculpa. Ela chegou a receber um vídeo do empresário mostrando uma quantidade de dinheiro nas mãos para pagá-la.
"Ele me mandou um vídeo dizendo que estava na Vila Caquetá, que estava com R$ 6 mil, iria pegar mais R$ 4 mil e me pagaria. Pedi um PIX, mas inventava que estava sem internet, mas que pagaria", destacou.
Sonho de conhecer a praia interrompido
O autônomo Francisco das Chagas Ferreira, de 57 anos, comprou em maio passagens aéreas para passar o fim de ano com a família em Florianópolis. A viagem estava marcada, inicialmente, para essa terça-feira (16). Contudo, o embarque, que teve a data alterada duas vezes, não ocorreu.
"Ele falou depois que embarcávamos de quarta [17] para quinta [18], depois mandou outro áudio para minha filha que era de quinta pra sexta [19]. Hoje já mandou um áudio falando que caiu em um golpe de um dos fornecedores. Passei dois anos me preparando, era a primeira viagem", disse revoltado.
No áudio enviado ao autônomo, David diz que caiu em um golpe, perdeu mais de R$ 100 mil e prometeu trabalhar para pagar todas as vítimas até o ano que vem. (Ouça abaixo)
Em áudio, empresário alega para cliente que caiu em golpe e perdeu tudo
-- "Amigo, bom dia. Amigo, caí em um golpe de fornecedor e perdi tudo. Mas, vou trabalhar um dia e pagar todo mundo que devo, inclusive você. Mas, no momento, caí em um golpe, perdi tudo e fui para lona", alega.
Abalado com a situação, Francisco revelou que planejou a viagem durante dois anos e que passaria o Natal com a família na casa de um dos enteados. A viagem realizaria um sonho antigo dele: conhecer a praia.
"Encontrei bastante gente em frente da agência dele reclamando. Registrei um boletim de ocorrência, ele disse no áudio que vai devolver meu dinheiro, mas queria minha viagem", criticou.
Clientes estiveram em frente à agência de viagem nesta quinta-feira (18) em busca de informações
Arquivo pessoal
Mais de R$ 9,5 mil em prejuízo
O sargento da Polícia Militar do Espírito Santo, Hudson Menenguce, comprou seis passagens aéreas com David para viajar com a esposa e as filhas para o Acre. A viagem deveria ocorrer nesta sexta-feira (19), porém, o policial diz que não tem mais retorno do empresário e nem recebeu as passagens.
"Meu irmão, minha cunhada e meu pai moram no Acre há bastante tempo e vou para o estado duas vezes por ano. Agora planejei de ir com minhas filhas, que nunca foram, e me indicaram ele. Um amigo já tinha comprado com ele e me indicou", relembrou.
As seis passagens, segundo o militar, custaram mais de R$ 9,5 mil e o pagamento foi feito via PIX. "Falei com ele algumas vezes pedindo as passagens e falava que ia emitir e nunca emitiu. Na terça (16), falou que estava em reunião, que quando acabasse iria mandar o check-in e depois disso não responde mais e nem atende", explicou.
Hudson revelou que sempre comprou as passagens direto no site da companhia aérea e que confiou na indicação de um amigo. "Eu mesmo que compro as passagens, faço questão, mas estava cara dessa vez. Já tinha alugado um carro pra ficar aí [em Rio Branco]. Estou todo enrolado, não tem como ir mais", complementou.
O que diz o empresário
Após tentativas de contactá-lo, David Cardoso conversou com o g1 e alegou ter sido vítima de um golpe de fornecedor. A situação, segundo ele, comprometeu a emissão das passagens.
O empresário disse que tem clientes de todo o Brasil, que vende bilhetes aéreos há cerca de 12 anos e que não sumiu como os consumidores pontuaram.
"Eu estou conversando com cada um, vou devolver o dinheiro de todos na medida do possível, alguns já foram devolvidos. Ninguém merece passar por nada de ruim, ficar com nada de ninguém. Não sou ladrão, nunca roubei nada de ninguém, nunca dei golpe e não ia ser agora que isso ia acontecer", falou.
Sobre a aquisição de passagens com a empresária Paloma Pacheco, David confirmou que não conseguiu fazer o pagamento na data combinada entre eles, mas falou que o dinheiro foi ressarcido a ela nesta sexta (19).
"Tudo bem que eu peguei umas passagens com ela que eu precisei, e naquele momento entrou um dinheiro e eu tive que arcar com outra coisa e não paguei ela no momento certo. Ela infernizou minha vida, foram dias de terror com essa mulher, e eu acho que ela não foi mulher o suficiente para pegar o print que eu mandei o dinheiro dela hoje [19], quase R$ 10 mil que eu devia para ela, e mandar para vocês", complementou.
Por fim, David reforçou que segue em contato com os clientes para prestar os esclarecimentos.
"Eu estou me retratando com todo mundo e tentando fazer o máximo possível para devolver o dinheiro de todos para que todos saiam bem dessa situação, saiam sem ter prejuízo, pelo menos materiais", finalizou.
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