Escola para capacitação de servidores da saúde é criada no Acre
28/10/2025
(Foto: Reprodução) Escola de Saúde Pública do Acre, irá capacitar servidores a partir de 2026
Buscando capacitar servidores da saúde, um decreto que cria a Escola de Saúde Pública do Acre foi publicado no Diário Oficial dessa segunda-feira, (27). A unidade, segundo o governo, vai atuar na formação e qualificação dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado.
Segundo o chefe do Departamento de Ensino e Pesquisa da Sesacre, Ivan Santana dos Santos, a escola será vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Escola de Saúde Pública vai funcionar em um dos pavilhões da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha
Foto: Ascom/Ieptec
A escola vai funcionar, inicialmente, em um dos pavilhões da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha, em Rio Branco.
A previsão é que o espaço seja readequado para que, até dezembro o espaço já esteja em funcionamento.
LEIA MAIS:
Youth Brasil: programa abre inscrições para formação gratuita de líderes digitais
Recém-nascido dado como morto é retirado do próprio velório após família ouvir choro em caixão no Acre
“A ideia é que até 15 de dezembro a gente faça a inauguração oficial, com a equipe que irá trabalhar a parte administrativa. Teremos capacitações, oficinas e treinamentos na escola”, explicou o diretor.
Ainda conforme Santos, a equipe será composta por profissionais já vinculados ao Departamento de Ensino e Pesquisa da Sesacre.
A expectativa é que as atividades formativas comecem a partir de 2026. Os treinamentos devem ocorrer de forma presencial, online e até híbrida, conforme as demandas das unidades de saúde. O projeto deve abranger todos os municípios do estado, segundo a Sesacre.
Capacitações
Ainda segundo o gestor, a escola vai priorizar a educação permanente em saúde para todos os profissionais que atuam no SUS, desde equipes médicas e de enfermagem até recepcionistas e auxiliares de serviços.
“Nosso público alvo são todos os trabalhadores do sistema, sem exceção. A escola foi criada para fortalecer o SUS e garantir uma formação contínua e qualificada”, destaca.
Reveja os telejornais do Acre