Idosa de 77 anos vai à padaria, esquece caminho de volta e é encontrada em área de mata no AC: 'Preocupante', diz filho
26/12/2025
(Foto: Reprodução) Idosa vai à padaria, se perde, percorre vários bairros e é encontrada em mata no AC
A idosa Clarice Amâncio de Souza, de 77 anos, foi encontrada com princípio de hipotermia na última quinta-feira (25) em uma área de mata na Estrada Transacreana, em Rio Branco, após se perder ao ir à padaria na véspera de Natal, dia 24.
Ela, que é moradora da região da Baixada da Sobral, estava em uma região de mata com mãos e pés frios e coloração azulada quando foi encontrada pelos bombeiros. Segundo informações de familiares ao g1, Clarice não se lembrou do caminho para casa e começou a percorrer diversos bairros.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
A guarnição de salvamento do 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros foi acionada para adentrar à região de vegetação da estrada após testemunhas afirmarem ter visto Clarice transitando nas proximidades do shopping da capital. Clarice foi encontrada na área de mata deitada no chão, mas consciente.
Os bombeiros levaram a mulher até à viatura, onde foi utilizada uma manta térmica para aquecê-la. Ela foi entregue aos cuidados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e, posteriormente, levada ao Pronto-Socorro de Rio Branco.
Ao g1, o funcionário público Éder de Souza Araújo, de 42 anos, filho da idosa, afirmou que os dois estavam na Maternidade Barbara Heliodora na manhã desta sexta-feira (26) para que a mãe pudesse ser examinada. Depois, ela precisou fazer exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML) para verificar se Clarice passou por alguma situação de abuso.
Éder contou que a mãe mora sozinha, mas afirmou que os dois filhos que vivem em Rio Branco a visitam frequentemente, uma vez que moram em bairros próximos.
"Todos os dias nós passamos na casa dela. Meu irmão vai deixar a filha no trabalho, passa lá. Na volta, passa por ela de novo para ver como ela está. Eu sempre deixo o almoço para ela no meio-dia e quando vou buscar minha filha na escola, passo também", detalhou ele.
LEIA TAMBÉM:
Indígenas que se perderam durante caçada em floresta são achados após três dias no AC
Estudante acha idoso de 90 anos perdido em rodovia no AC e dá carona: 'mora só'
Família procura idoso de 77 anos desaparecido há cinco dias em Rio Branco
Clarice Amâncio de Souza, de 77 anos, se perdeu ao voltar da padaria e percorreu diversos bairros da capital
Arquivo pessoal
O funcionário público relatou que ela iria passar o Natal na casa dele. A roupa já havia sido comprada e estava tudo organizado para que, no fim do dia, ela fosse aproveitar a festa.
"Quando nós passamos lá de manhã [do dia 24], ela já não estava em casa. Como ela tem o costume de passear pelo canal [da Maternidade], achamos que ela estava caminhando pelo bairro porque todo mundo conhece ela", pontuou.
Por volta do meio-dia, Éder foi deixar o almoço da mãe e ela ainda não estava em casa. Um neto de Clarice narrou a ele que a havia visto no início da tarde na região do Conjunto Esperança. A situação causou estranhamento, já que ela não tinha o costume de caminhar pela região mencionada.
A família então resolveu percorrer todas as ruas do bairro onde ela havia sido visto pela última vez, bem como em regiões próximas, porém não a encontraram.
"Depois um rapaz disse que tinha visto ela pelas proximidades do bairro Betel. Fui para lá, não achei ela. Depois me deram informações que tinham visto ela passando pela rua Leblon. Isso tudo a pé. Depois foi vista passando pelo [bairro] Bela Vista, então ela foi descendo a Estrada da Floresta e foi para o rumo da Transacreana", explicou.
O filho de Clarice expôs que a mãe nunca havia tido um comportamento parecido com o ocorrido na véspera de Natal.
"Essa foi a primeira vez que aconteceu isso com ela. Às vezes ela tinha um esquecimento de alguma coisa ou outra, às vezes saía, deixava a porta da casa aberta, a chave na porta, essas coisas assim, mas nada tão grave. Só que dessa vez foi bem mais preocupante", falou.
Clarice Amâncio de Souza precisou ser resgatada de mata após ficar perdida no AC
Arquivo pessoal
O que ela contou
Após ter sido resgatada e passar por todos os cuidados médicos, a idosa contou ao filho que saiu de casa para ir à padaria e esqueceu o caminho de volta. Assim, ela iniciou uma longa caminhada tentando retornar para casa.
Depois de buscas intensas, a família divulgou o desaparecimento de Clarice nas redes sociais. A partir disto, uma mulher entrou em contato com Éder afirmando que viu Clarice nas proximidades do shopping da cidade.
"Uma pessoa me ligou e disse que tinha acabado de passar na rotatória do shopping quando viu ela. Ao fazer o retorno para pegá-la e deixá-la em casa, ela perdeu de vista. Depois disso, um vizinho disse que tinha visto minha mãe por volta das 17h pela Estrada da floresta e aí a gente começou a fazer as buscas ali na região", relembrou.
A idosa adentrou em uma mata fechada nas proximidades, precisando ser resgatada pelos bombeiros. Segundo o filho dela, até para andar à pé na região é difícil.
Após ser encontrada deitada no chão, a idosa fez diversos exames, precisou tomar algumas medicações e ter a glicose e a pressão monitoradas. O filho explicou que após o susto, a mãe não irá mais morar sozinha.
"Do PS ela já vai direto para a casa de um de nós dois [filhos]. Provavelmente vamos revezar, ela vai passar o dia na casa de um, depois na do outro, ainda vamos ver. Sozinha não tem mais condição. Mas graças a Deus, deu tudo certo. Ela está bem", revelou.
VÍDEOS: g1