Jovem Senador 2026: estudantes do Acre já podem se inscrever no programa
20/02/2026
(Foto: Reprodução) Jovem Senador 2026: Estudantes do Acre já podem se inscrever no programa
Andressa Anholete/Agência Senado
Estudantes do Acre já podem se inscrever na edição de 2026 do Programa Jovem Senador. A iniciativa oportuniza a alunos do ensino médio de escolas públicas a experiência de uma semana inteira no Senado Federal, em Brasília, atuando como senadores. As inscrições vão até o dia 17 de abril por meio do site do programa.
O projeto vai selecionar 27 jovens, sendo um representante de cada estado, para conhecer e vivenciar o trabalho dos parlamentares brasileiros no Congresso. Podem participar alunos de até 19 anos completados até 31 de dezembro deste ano.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Os vencedores vão participar da Semana de Vivência Legislativa, marcada para ocorrer entre os dias 17 e 21 de agosto no Distrito Federal. As despesas de viagem, hospedagem e alimentação serão custeadas pelo Senado Federal tanto para os estudantes quanto para seus professores orientadores.
A seleção é feita por meio de um concurso de redação que, em 2026, tem como tema “Democracia nas Redes Sociais: como construir um debate saudável”, conforme o regulamento do programa.
Programa Jovem Senador: alunos de escolas públicas do Norte vão atuar como senadores
LEIA TAMBÉM:
Estudante do interior do AC é selecionada para o programa Jovem Senador 2023: 'chorei e agradeci muito'
'Anestesiada', diz estudante selecionada para representar o Acre no programa Jovem Senador 2024
Os alunos interessados passam por duas etapas de seleção, sendo uma estadual e outra realizada pelo Senado. Este ano, a etapa estadual vai ser realizada dia 29 de maio e a nacional dia 12 de junho. O anúncio dos vencedores será feito até dia 26 de junho.
Os candidatos do Acre podem se inscrever na etapa estadual com ajuda do representante da escola que estuda. A redação deve ser encaminhada para a Secretaria de Educação do Estado (SEE). O regulamento, a ficha de inscrição e outras informações podem ser conferidas no site do Jovem Senador.
Histórico
Desde 2008, o Acre envia representantes para o programa. Mas, somente a partir de 2011, os alunos premiados no Concurso de Redação passaram a atuar como Jovens Senadores.
Em 2025, a aluna Nicolly Ketlen Silva Mendonça, de 17 anos, matriculada no 2º ano do ensino médio da escola Craveiro Costa, de Cruzeiro do Sul, foi a autora da redação selecionada para representar o estado na etapa final do projeto.
Com o texto “Emergência climática: pense no futuro, aja no presente”, a produção atendeu os critérios exigidos pelo programa como estrutura argumentativa, coerência textual e proposta de intervenção viável.
Além de 2025, Cruzeiro do Sul já teve representantes no programa em outras oito edições, sendo o município acreano com o maior número de participações: 2011, 2013, 2015, 2018, 2019, 2022, 2023 e 2024.
Rio Branco fica em segundo lugar com seis participações, e Brasiléia com uma. Esta foi a 5ª vez que a escola Craveiro Costa leva representantes. Veja abaixo o histórico de representantes da instituição de ensino:
Nicolly Ketlen Silva Mendonça - 2025
Eglaíny Inácio da Silva - 2024
Giulia Lima Mendes - 2018
Eduarda Moura Pinheiro - 2015 (2ª colocada nacional)
Alex Uilian Almeida de Alencar - 2011
Reveja os telejornais do Acre