Operação nacional apreende armas, bilhetes e tabaco no Complexo Prisional de Rio Branco
20/11/2024
Ação ocorreu em todo país coordenada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen). Equipes revistaram os pavilhões da Unidade de Recolhimento Provisório (URP) nessa terça-feira (19). Operação Mute ocorreu dentro do Complexto Prisional de Rio Branco
Arquivo/Isabelle Nascimento
A 6ª fase da Operação Mute apreendeu diversos materiais ilícitos no Complexo Prisional de Rio Branco nessa terça-feira (19). A ação ocorreu em todo país e é coordenada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen).
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Dentre os objetos apreendidos estava armas artesanais, bilhetes, tabaco, teresas, que cordas feitas com tecido usadas durante as fugas, dentre outros ilícitos. A quantidade de material apreendido não foi divulgada.
"Objetivo principal foi a apreensão de aparelhos celulares e a verificação da estrutura do interior dos pavilhões", exemplificou o diretor-presidente do Instituto Penintenciário do Acre (Iapen-AC), Marcos Frank.
Cordas feitas com pedaços de tecidos foram apreendidas na operação
Arquivo/Isabelle Nascimento
No Acre, a Polícia Penal e equipes das divisões Penitenciária de Operações Especiais (Dpoe), do Serviço de Operações e Escolta (Dsoe), de Operações com Cães (DOC), da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco), das polícias Federal, Militar, o Grupo Especial de Fronteira (Gefron) e a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) revistam os pavilhões na Unidade de Recolhimento Provisório (URP).
O representante da Senappen na ação, Cyro Maisonnete, destacou que a operação é feita em todos os estados em conjunto com as polícias para a retirada de objetos e materiais que ligam os presos a organizações criminosas.
"Para justamente tentar evitar os crimes internos e fora do sistema prisional. A operação está sendo um sucesso, estamos na 6ª fase e cada vez apreendido mais celulares e drogas", resumiu.
Reveja os telejornais do Acre