Pais surpreendem filhos com homenagens no último dia de aula em escola no Acre: 'Prazeroso'
12/12/2025
(Foto: Reprodução) Em último dia de aula, pais surpreendem filhos em escola no Acre e vídeos causam comoção
Alunos da escola Henrique Lima, no bairro Calafate, em Rio Branco foram surpreendidos pelos pais com homenagens e café da manhã no último dia de aula.
O vídeo do momento foi compartilhado no perfil da escola nas redes sociais. (Assista o vídeo acima)
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Ao g1, o gestor da escola, Roberval Rodrigues de Lima, explicou que a ideia surgiu de uma mãe e que, posteriormente, foi acolhida pela escola.
Ele ainda comentou que não imaginava que a adesão dos pais à homenagem, ocorrida no dia 28 de novembro, seria tão grande.
"A ideia da mãe foi um verdadeiro sucesso, porque eu não imaginaria que nós íamos atingir 90% dos pais dos terceiros anos, visto que era um dia de semana, todo mundo trabalha, mas foi lindo, emocionante, a coisa mais linda", disse ele.
O diretor pontuou que a escola fica em um bairro localizado em um local com grande vulnerabilidade social. Contudo, garantiu que os pais se empenharam para acompanharem a vida escolar dos filhos.
"Fizemos essa atividade com o intuito mesmo de agradecer aos pais e aos alunos. O terceiro ano é uma turma que está se despedindo da escola, foi uma forma, nesse contexto pedagógico de agradecer, de dizer da importância desses alunos para a escola. O café da manhã foi todo com os pais, eles que trouxeram as comidas, flores, presentes, e o mais importante foi a emoção de vê-los", relembrou o gestor.
Patrícia da Silva Saldanha, de 46 anos, foi quem deu a ideia para fazer a homenagem aos filhos no último dia de aula no AC
Arquivo pessoal
'Ele achou que eu não iria'
A ideia que emocionou alunos, pais e internautas veio da autônoma Patrícia da Silva Saldanha, de 46 anos ,mãe de Pablicio Saldanha de 18 anos. Por ser mãe solo,ela relatou que não conseguiu levá-lo no primeiro dia de aula, mas sentiu o desejo de buscá-lo no último dia.
"Eu tinha que trabalhar e criar três filhos sozinha, então eu não tiver oportunidade de levar meu filho na escola no seu primeiro dia de aula. Poder buscá-lo no último dia, no terceirão, foi muito prazeroso, me deixou muito ansiosa porque não é fácil criar os filhos sozinha e quem me ajudava era o meu outro filho, o mais velho, que não mora mais aqui. Então, ele que fazia a minha parte", comentou ela.
A autônoma relatou que levou uma caixa com fotos dele e lembranças para mostrar ao filho que, apesar de não poder estar presente fisicamente em todos os momentos, estava ao lado dele.
"Eu sinto muito orgulho dele. O mais emocionante foi o abraço que ele me deu quando me viu. A sensação é de ele pensava que eu não iria. Eu olhei de longe antes de entrar. Algumas mães já tinham entrado. Ele olhou e não me viu e deve ter pensado: 'minha mãe não veio'. Então, quando ele me viu, se levantou, me deu um abraço e eu desmontei", relembrou.
A vigilante Cleyde da Silva Chaves Macedo, de 35 anos, também homenageou o filho Italo Cadmiel Chaves Macedo
Arquivo pessoal
'Não é o fim'
A vigilante Cleyde da Silva Chaves Macedo, de 35 anos, também teve a oportunidade de homenagear o filho Italo Cadmiel Chaves Macedo no último dia de aula dele. Ela recordou que muitos pais já estavam chorando antes de entrar na sala e que o momento da surpresa foi emocionante para todos.
"Quando nós entramos e olhamos os olhinhos deles brilhando, cheios de lágrimas, foi um mix de emoções. Ver seu filho terminar um ciclo é muito gratificante. É um término de fase, não é um fim, agora eles estão prontos para ingressar em outros níveis, porque a vida é assim, é igual a um jogo, você vai passando de fase", mencionou.
Cleyde ainda ressaltou a iniciativa da escola em conjunto com pais para que, assim, eles pudessem fazer parte desse momento.
"Sou grata e feliz por ter meu filho Ítalo na minha vida. Eu e o pai dele somos eternamente gratos a Deus. Ele é o nosso tesouro na terra e digo aos pais: acompanhem seus filhos, busquem eles na escola, deem atenção. É lindo ter essa comunhão com o filho", destacou ela.
O diretor Roberval compartilha do mesmo sentimento de gratidão dos pais.
"A escola é uma solidificação de forças que formam uma aliança maciça entre ensino e comunidade. Todos os dias aprendemos e temos o maior prazer de fazer educação, foi um dia ímpar, um dia de muita emoção. Esse dia memorável se perpetuará nos nossos corações", finalizou.
Alunos de todos os terceiros anos da escola Henrique Lima foram homenageados pelos pais
Reprodução
VÍDEOS: g1