Vídeo mostra caixas de materiais escolares descartadas em lixão no interior do Acre; governo apura denúncia
21/11/2024
Denúncia foi protocolada no Ministério Público (MP-AC) para apurar descarte de materiais que não tem vencimento e também foram jogados fora. Secretaria de Educação disse que irá instaurar procedimento administrativo disciplinar. Vídeo mostra descarte de grande material escolar no interior do Acre
Um vídeo que circula em grupos de aplicativos de mensagens mostra o descarte de materiais escolares em um lixão de Xapuri, no interior do Acre. Na filmagem, um homem demostra que há diversas caixas fechadas com lápis de cor, canetas esferográficas, giz para quadro negro e livros. Ao g1, a Secretaria de Educação e Cultura do Acre (SEE-AC) disse que irá instaurar um procedimento de investigação.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Após tomar conhecimento desse vídeo, a vereadora da cidade, Alarice Botelho (PT), foi até o local na última quarta-feira (20) para verificar sobre o descarte.
"Constatei que muitos materiais já tinham sido levados por populares, mas ainda tinha uma boa quantidade. Tinham livros, lápis de cor, giz, canetinhas, atlas escolares, mapas, vassouras, cabos de vassouras, rodos. Fiz um vídeo e formulei a denúncia também no Ministério Público", comenta ela.
A parlamentar, que é presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal, e também é professora, afirmou que os livros didáticos e alguns materiais poderiam estar sendo usados no ambiente escolar.
Vereadora Alarice Botelho foi ao lixão e constatou o descarte de materiais escolares no interior do Acre
Arquivo pessoal
"É um cenário de muita tristeza pra gente que é professor e que infelizmente está se deparando com essa cena. É bom a gente checar, porque eu identifiquei alguns materiais como colas e as canetinhas com o prazo de validade já bem ultrapassado, mas outros equipamentos [como] fardas e cabos de vassoura e copos, que não tem validade, esses precisam ser investigados", afirmou.
O que diz a SEE-AC
Em nota, a SEE-AC disse que um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) foi instaurado para apuração dos fatos e identificação de responsabilidades.
"Os materiais, incluindo livros e outros itens adquiridos foram descartados pela Representação da SEE, sob a justificativa de que estavam danificados e inservíveis. Reforçamos que, caso sejam constatadas irregularidades no manejo desses bens, as medidas cabíveis serão tomadas para garantir a transparência e o correto uso do patrimônio público", disse Aberson Carvalho, secretário de Educação do Acre.
O g1 entrou em contato com o coordenador da Secretaria Estadual de Educação (SEE), em Xapuri, Wagner Menezes, mas até a última atualização da reportagem, não obteve resposta.
Vereadora mostra materiais lacrados que foram descartados no lixão de Xapuri
Arquivo pessoal
VÍDEOS: g1