Vivência cultural reúne povos indígenas e destaca protagonismo feminino em aldeia no AC
20/02/2026
(Foto: Reprodução) V Vivência da Sitoakore, em aldeia indigena no interior do Acre
Divulgação
A Organização de Mulheres Indígenas do Acre, Sul do Amazonas e Noroeste de Rondônia (Sitoakore) realiza, nesta quinta-feira (20), a quinta edição da Vivência Cultural Sitoakore. Desta vez, o encontro acontece na Aldeia Nova Vida, na Terra Indígena Katukina Kaxinawá, em Feijó, no interior do Acre, reunindo lideranças e comunidades indígenas em um dia dedicado às práticas tradicionais.
Criada inicialmente com foco em indígenas residentes em Rio Branco, onde há um número expressivo de moradores de diferentes povos, a vivência passa a ser realizada dentro de território indígena.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
A mudança atende a demandas de lideranças que defenderam a realização da atividade nas próprias aldeias, como forma de fortalecer os saberes e costumes em seu espaço de origem.
A programação inclui pinturas corporais, brincadeiras tradicionais, preparo de alimentos típicos, apresentações culturais com artistas indígenas, banho de ervas medicinais, aplicação de rapé e cerimônia com ayahuasca. O povo Shanenawa é o anfitrião desta edição.
Organização de Mulheres Indígenas realiza evento gratuito no AC
LEIA TAMBÉM:
Organização de Mulheres Indígenas realiza evento gratuito com feira, palestras e pintura no Acre; veja programação
Para reforçar economia de indígenas que vivem em Rio Branco, ONG faz feira de artesanato em shopping
Onde tece a floresta: mulheres Huni Kuin fortalecem saberes ancestrais e geram renda em espaço cultural no AC
Além da Aldeia Nova Vida, a atividade deve envolver moradores das aldeias Coração da Floresta, Shaneihu, Paroá Central e Morada Nova. A proposta é ampliar o intercâmbio cultural e reforçar vínculos comunitários, espirituais e territoriais entre os povos participantes.
Organizada coletivamente por mulheres dos povos Shanenawa e Huni Kuin, a vivência também tem como foco o fortalecimento do protagonismo feminino nas comunidades indígenas.
"A V Vivência Cultural Sitoakore é também um espaço de fortalecimento do protagonismo, da autonomia e do empoderamento das mulheres indígenas, reafirmando seu papel na proteção dos territórios, na transmissão dos saberes e na construção de caminhos coletivos baseados na espiritualidade, na cultura e na vida em comunidade", destacou a organização.
O evento conta com apoio do governo do Acre, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour, com recursos do Fundo Estadual de Cultura.
Serviço:
Evento: V Vivência Cultural Sitoakore
Data: 20 de fevereiro de 2026
Horário: 9h às 17h
Local: Aldeia Nova Vida, Terra Indígena Katukina Kaxinawá, em Feijó
Entrada: gratuita
Realização: Sitoakore – Organização de Mulheres Indígenas do Acre, Sul do Amazonas e Noroeste de Rondônia
Coordenação: Xiú Shanenawa
VÍDEOS: g1